quarta-feira, 22 de setembro de 2010

FIEL, FIEL É O MEU CÃO E MESMO ESSE SE APAIXONOU PELA VIZINHA

fidelidade

s. f.

1. Qualidade de fiel.

2. Fé, lealdade.

3. Verdade, veracidade.

4. Exactidão!Exatidão.

lealdade

s. f.

1. Qualidade ou carácter!caráter de leal.

2. Fidelidade.

3. Sinceridade; dedicação.

(Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)

Ora, se os dicionários dão estes dois conceitos como sinónimos, porque é que há para aí tanto homem e mulher a justificar e desculpar as suas traições procurando fazer a destrinça entre se está a ser fiel ou se está a ser leal?

Eu tenho a certeza que não deve ter sido só a mim que já disseram: “tá bem, eu ando com outras mas acima de tudo eu sou leal à minha mulher. Posso não ser fiel mas sou leal*”. O que (pardon my french) caralho é ser leal? A que conceito bacoco de lealdade é que esta gente se agarra para dizer tal coisa? Não será mais fácil assumir que se está a fazer asneira da grossa do que arranjar desculpas esfarrapadas?

Eu acho que já percebi mais ou menos a ideia na cabeça deles. Quando não ciscam por fora são fieis, quando andam a pingar amor aos 4 ventos sentem-se impregnados de um sentido de lealdade quando (i) aliviam a consciência dizendo às respectivas caras-metade**; (ii) têm para com eles que estão numa relação aberta***; (iii) porque sim; (iv) porque eles e Deus sabem que no fundo, no fundo, eles são amam a legítima****.

Uma palavrinha para o vocabulário destes Casanovas de meia-tijela: discrição. Se não conseguem manter a pila dentro das calças, ao menos não tentem atirar areia para os olhos dos outros e para os vossos próprios e, mantenham a vossa vida dupla para vocês mesmos. É um favor que fazem à humanidade, a curto prazo, e a vocês mesmos, a longo.   

* Cada exemplo é válido para ambos os sexos, fazendo-se referência apenas a um para economia de palavras. E não, não me puseram os palitos. Mas não quer dizer que eu goste de ouvir estas coisas mesmo quando não sou parte interessada.

** E o que elas vos agradecem (not) essa ‘sinceridade’?

*** Pelo menos, na parte que lhes toca porque se o outro lado lhes fizer igual, aí a coisa já pia mais fina, não é, meus amores?

**** Porque o conforto do conhecido é um contraponto tão bom para a adrenalina do incógnito.

2 comentários:

shark disse...

Sim, podemos falar a sério sobre este fascinante assunto e talvez te dê umas luzes about it. Mas não aqui, pois a coisa pode descambar...

Mente Quase Perigosa disse...

Combinado, ou apostas ou amailas!