terça-feira, 7 de setembro de 2010

LIAR, LIAR, YOUR PANTS ARE ON FIRE

Quem me conhece, minimamente, sabe que detesto mentirinhas. Por vezes, até entendo as mentiras grandes, que envolvem coisas importantes. Entendo que a pessoa que as proferiu, achou que não havia saída. Que estava encurralada. Entendo. Não quer dizer que concorde ou que considere correcto. Acho que é um acto de cobardia, mas sou capaz de até fazer um esforço para o entender.

Também sou capaz de entender as ‘little white lies’, as mentiras piedosas, aquelas que são proferidas para não magoar alguém. Mais uma vez, não as defendo, mas sou capaz de entender.

Agora, o que eu não entendo, não defendo e, sou muito honesta, tenho sérias dificuldades em perdoar – e, em perdoando, não esqueço – são as mentiras por merdalhices. Aquelas que eram absolutamente desnecessárias, aquelas que tanto dava terem sido ditas como se ter dito a verdade. Nem considero que isso seja cobardia, acho mesmo que é pura falta de carácter. E o pior é que com este polígrafo interno com que nasci, estas são as que mais facilmente detecto. O que faço? Exactamente o mesmo que faço com os Atestados de Estupidez: encaixo, sorrio e registo. Tal como com os ditos Atestados, se alguém está a olhar para mim e a mentir, é porque eu devo ter feito algo para merecer isso.

E onde ficam as omissões? Ahhhh… Essas são as minhas preferidas! É que a pessoa que omite deliberadamente algo, está plenamente convicta que está a fazer a coisa correcta. Ou seja, ela não está a mentir porque é uma pessoa íntegra que não mente. É uma pessoa incapaz de enganar outrem. É uma pessoa recta, séria, que diz a verdade. Talvez não diga é a verdade toda, mas isso não é mentir, pois não?

Pois deixem-me que vos diga uma coisinha: pela minha experiência, e já lá vão uns aninhos no ramo da churrasqueira, 99% das vezes, omitir é exactamente o mesmo que mentir. Com a diferença de que o omisso fica com essa desculpa para usar quando confrontado. Ao fim ao cabo, uma pessoa que omite algo deliberadamente nada mais é do que um mentiroso… Com um álibi!

Sem comentários: