- Temos estas duas hipóteses, Jugurta. Cântabro do Povo das Águias e Mardoqueu da Terra Rosa. - Remígia tinha a testa franzida como se tentasse pensar em mais alguma alternativa.
- Nenhum deles te agrada? - Perguntou Jugurta com sarcasmo.
- Não interessa se me agradam ou não. - Tinha conseguido levá-lo a concordar com ela mas o homem tinha o condão de a irritar e, quando se irritava, Remígia tinha sérias dificuldades de concentração. Mas a paz e o destino de Amestris tinham que estar acima dos seus sentimentos pessoais. Tinham de estar. - São os dois príncipes com a idade ideal para casar com Amestris e de excelentes casas reais...
- Tu tens noção de que Pedras Rubras nunca defendeu os casamentos de conveniência, não tens? - Jugurta interrogava-se se a mulher à sua frente tinha algum tipo de sentimento para além da frigidez. Se bem que a frigidez não era bem um sentimento. Era mais uma condição...
- Tenho perfeita noção disso. Mas estamos a trilhar um caminho perigoso. Esta é a única forma que vejo de salvar o nosso Reino.
- Nosso? Engraçado. Primeiro correm connosco mas agora que isto vai dar... - Lembrando-se a tempo de que era acima de tudo um cavalheiro e representante de Jefté, Jugurta deteve-se a tempo. - Quando percebem o sarilho que arranjaram com isso, já é o nosso reino.
- Vamos tentar resolver o problema ou vamos discutir o passado?
- Certo, certo. Vamos lá. Cântabro e Mardoqueu. Do ponto de vista de aliança, ambas as casas são convenientes, mas há que delinear o governo de Pedras Rubras antes de aceitar seja o que for. Amestris terá que ser soberana. As casas podem unir-se mas o governo terá que ser independente. Temos que garantir isso por via sucessória.
- E que proposta sugeres que façamos.
- Simples, Remígia. O primogénito fica com a coroa do pai. O segundo filho herda Pedras Rubras.
- E se não houver segundo filho, Jugurta?
- Se não houver segundo filho, estamos perdidos de qualquer forma. Sendo Amestris a única filha, não há mais herdeiros da coroa. Pedras Rubras e o Reino que nós escolhermos serão fundidos e, sendo Pedras Rubras, uma terra de mulheres, será assimilada pelo outro Reino.
Sem comentários:
Enviar um comentário