quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

AS PALAVRAS QUE NUNCA TE DIREI


Vi este filme, pela primeira vez, num dia de semana à tarde, numa ida solitária a uma sala de cinema. Foi também a primeira vez que assisti ao vivo e a cores a um fenómeno de grupo. Lembro-me de me admoestar para não chorar depois da vergonheira que passei aos soluços nas Pontes de Madison County.

Os meus ralhetes mentais até surtiram efeito. Estava eu muito bem comportadinha (só tremia um bocadito o queixo) quando do meu lado esquerdo se ouve um sentido soluço. Olhei para identificar a proveniência e deparei-me com um senhor na casa dos cinquenta, também ele sozinho, que chorava copiosamente.

O soluço do senhor abriu os diques e barragens de toda aquela boa gente que começou imediatamente a chorar como eu nunca tinha visto chorar numa sala de cinema.

Quando o filme acabou e as luzes se acenderam, ninguém se levantou. Ficou tudo carpindo as mágoas sentadinho no seu lugar. E eu nunca entendi que fenómeno cósmico ali se passou mas marcou-me.

O filme em si não me marcou por aí além, embora tenha marcado um ponto de viragem na minha vida.

2 anos mais tarde, as palavras que nunca te direi chegaram a mim em forma de livro, como forma de me 'dizer' aquilo que a voz não conseguia explicar. A entrada do livro em minha casa, marcou a entrada de uma pessoa muito importante na minha vida. No entanto, tal como entrou também saiu com as palavras que nunca me dirá.

O livro desapareceu, mas ficaram muitas outras palavras ditas ou escritas.

Hoje, o filme voltou novamente à minha cabeça. Quando dei por mim, no escritório, sentada na beira da secretária a repreender-me para me concentrar, veio-me a imagem da Teresa, no escritório a ler a carta que descobriu na praia.

O filme volta recorrentemente à minha vida e eu não sei porquê. Mas penso muitas vezes naquilo que se deixa de viver por palavras que não são ditas... Ai nisso penso, sim senhora...

3 comentários:

Luz de Estrelas disse...

Tenho uma amiga que soluçou várias horas depois de ver as Pontes.

Maria disse...

E eu, que penso imenso antes de falar.. e antes de fazer qualquer coisa...=S

O filme ainda não vi..

beijinho.

Essência disse...

Tanto momento bom k se perde por cobardia, orgulho ou veronha... tanto...