terça-feira, 5 de agosto de 2008

CLARIFICANDO...

Que fique aqui bem clarinho que tenho um enorme respeito for todas as forças policiais portuguesas. Penso que são vitais para a segurança de todos nós. E penso até que são pouco protegidas, têm poucas regalias para os riscos que correm.
Porém, como em todas as classes profissionais, há os bons e os maus, há os que têm momentos felizes e os que têm momentos infelizes.

O que se passou comigo, foi um desses momentos ou um desses profissionais. Se os senhores tivessem feito o seu trabalhito, saido do carro, me exigissem os documentos e me autuassem com base no estabelecido na lei, eu teria feito o choradinho à mesma (sou tuga, porra) mas acabaria por meter a violinha no saco e pagar a multinha. E os senhores estariam carregadinhos de razão.

Agora, o que se passou foi o mesmo que um vendedor de material de WC's dizer a uma senhora que quer uma banheira de hidromassagem: "Ai quer uma banheira de hidromassagem? Anda a gastar o dinheirito do seu marido, é?" Quanto tempo mais é que acham que ele ficaria com a cliente? Ou um empregado de mesa dizer a uma mulher que lhe pede um bife da vazia: "Não lhe custa a ganhar, não é?"

Aí toda a gente entende que é falta de educação mas como são agentes policiais o que acontece é que calamos e comemos.
Eu respeito as forças policiais, mas, meus amigos, também me devem respeitar a mim. Porque se o estereotipo existe, a senhores como este, que eu descrevi, o devem. E cabe, aos bons profissionais que lá existem lutarem para contrariar esta ideia. Arejarem as ideias dos colegas e espero um dia poder escrever aqui: "Bolas, não me safei (ou safei) mas o fulano era educadissimo e fez o seu trabalho de forma irreprensível. Tive azar (ou não) mas lá está, ele tinha razão e soube usá-la."

1 comentário:

Luz de Estrelas disse...

Podem ser profissionais, educados e simpáticos, mas tb saber perdoar algumas coisinhas. Há diferenças entre o comportamento dos condutores. Ir ao tmv numa estradinha é diferente de ir ao tmv numa via de três faixas, por exemplo.