quinta-feira, 7 de agosto de 2008

GUSTAV KLIMT


E um elemento habitual aqui da xafarica apercebeu-se da minha paixão pela obra de Gustav Kilmt e apresentou-me a um quadro que eu desconhecia por completo.

No entanto, e como foi tão bem indicado, não poderia ser mais apropriado à semana.

Adoro o trabalho deste pintor. Ele expressa com o seu pincel e telas e cores o turbilhão de emoções de uma alma, seja ela de quem for. Penso que é impossível olhar a sua obra com indiferença. E acreditem que eu não percebo nada de pintura, nem pretendo conhecer. A pintura, a arte em geral, está para mim como a música: ou gosto ou não gosto.

O nome desta obra, como não poderia deixar de ser, é 'Expectation' (Expectativa).

"EXPECTATION. The girl shown dancing under one of the trees of knowledge represents Expectation - an attitude characteristic of klimt's women during the period following his femme fatales."

2 comentários:

Luz de Estrelas disse...

Aqui há dias deu um documentário sobre ele. Viste? Um sem número de investigadores a discutir quem era a mulher do quadro "O Beijo". Uma delas acha que a mulher do quadro está a afastar o elemento masculino. Eu não acho. Acho que estão ambos numa posição bem terna.

Mente Quase Perigosa disse...

Vi sim, Luzinha.

Confesso que fiquei dividida, embora eu continue a achar que com a carga erótica presente no quadro não me parece possível que ela o esteja a afastar.

Mas foi um bom programa... Fiquei fascinada com as técnicas do senhor.