quarta-feira, 29 de abril de 2009

TENHO CÁ PARA MIM...


Que o Leilão de Reprodutores - Suínos da Raça Alentejana, que está a decorrer neste momento no pavilhão 4 - Pecuária da Ovibeja, deve ter mais jornalistas que licitadores.

Todos eles ansiosos por dizer ao mundo que "ainda não há nenhum caso da gripe suína em Portugal"!

E não é por falta deles procurarem...

terça-feira, 28 de abril de 2009

FREDERICO GIL

Não é o Nuno Marques, que não é… Mas este jovem tenista português tem potencial. Ai tem, tem…

E DEPOIS DA CALMA MATINAL


Volta a loucura habitual.

Enquanto tento decidir que canetas encomendar para as reuniões do Cons. de Adm., entra a senhora que nos limpa o escritório e que a esta hora vem buscar as chávenas e outra loiça suja que ande por aqui perdida e que já conta com uma idade avançada.

Ao dar conta do nosso debate, agarra no porta-canetas da minha colega e diz com tom de entendida: "Estas são muito boas. Escrevem que é uma maravilha."

Não posso deixar de pensar se o pó que ali está na estante acumulado, não se deve ao facto de ela passar o serão sentada na minha mesa a escrever o seu emocionante diário com aquelas canetas 'maravilhosas'...

GOSTO DAS TERÇAS DE MANHÃ


Quando toda a gente sai daqui e o escritório fica em silêncio depois da debandada das 9.50.

Sozinha, faço café, ponho a música a tocar e o trabalho rende sem o inúmeros telefones a tocar nem as pessoas a entrar e a sair.

Gosto mesmo das terças de manhã...

P.S.: E hoje, ouve-se isto...

segunda-feira, 27 de abril de 2009

POR CAUSA DE UNS E DE OUTROS


Estou mesmo a ver que vou ter que ir rever "O Paciente Inglês" pela 5743454123051368ª vez!

É que esta cena não me sai da cabeça...

"My darling. I'm waiting for you. How long is the day in the dark? Or a week? The fire is gone, and I'm horribly cold. I really should drag myself outside but then there'd be the sun. I'm afraid I waste the light on the paintings, not writing these words. We die. We die rich with lovers and tribes, tastes we have swallowed, bodies we've entered and swum up like rivers. Fears we've hidden in - like this wretched cave. I want all this marked on my body. Where the real countries are. Not boundaries drawn on mapswith the names of powerful men. I know you'll come carry me out to the Palace of Winds. That's what I've wanted: to walk in such a place with you. With friends, on an earth without maps. The lamp has gone out and I'm writing in the darkness."

domingo, 26 de abril de 2009

AS CRIATURAS VÊM PRÉ-FORMATADAS


Ele viu o Cars e delirou com as corridas e com os amigos do Faísca e com as partidas aos tractores.

Ela viu o Cars e delirou com o namoro do Faísca com a Sally e com o passeio que deram na cascata.

Ele viu o Monstro vs Aliens e delirou com o o B.O.B. colado ao pé do robot e com o insecto gigante e que depois virou borboleta e com o Elo Perdido que era verde e era uma 'noja'.

Ela viu o Monstro vs Aliens e gostou do vestido da Susan quando ía casar e sabe que ela ía casar com o Derek e que o Derek é parvo.

Quando lhe perguntamos a ele se sabe quem é o namorado da Susan. Faz cara inquisitiva como se estivessemos a falar chinês. Apenas a conhece por Ginórmica.

Ela faz cara de enfado quando falamos dos monstros.

Nasceram com 15 dias de diferença e nós achamos que andam a ver filmes diferentes!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

QUANDO FOR EU, LEVEM A CHOURIÇA E A BROA, S.F.F.

(Foto de Maria Rosário Azevedo Mendes, dedicada mesmo a ele aqui.)

Quando foi decidido, contra todas as minhas convicções, que haveria um velório toda a noite, eu pensei cá de mim para comim: Mente Maria, isto vai correr mal que tu não tens pachorra para velhas carpideiras a babarem-te as bochechas a noite toda!!!!

O que eu não sabia é que as pessoas que nos babam as bochechas têm que ir para casa dormir para ter força nos beiços para nos babar convenientemente no dia a seguir (sim, eu sei que as pessoas querem confortar-nos e tudo e tudo e tudo, mas podia ser um bocadito menos, não?).

Assim sendo, o que restou: foi o pessoal sub-35 que roubou o aquecedor de debaixo da altar, o acendeu e o baptizou carinhosamente de 'padre'; montou um camping gaz; uma que roncou toda a noite debaixo de um edredon cor-de-rosa; a minha irmã a rir debaixo de uma gabardine e a tentar pôr ordem no estaminé "porque eu quero dormir! parem lá de falar de pulgas!"; um debate acirrado sobre a alimentação vegetariana; uma ida à bomba de gasolina porque tava tudo a morrer de fome; há um nicho de mercado que deveria ser explorado e que consiste em buffets para velórios. Agência que invista nuns acepipezinhos tá garantida, é o que vos digo.

Não foi digno, não senhora, mas também não foi triste. Foi de uma forma que ele teria, decididamente, aprovado. Acho que ele só teria reclamado porque não houve nenhuma alminha que se tivesse lembrado da garrafa de whisky, embora ainda tivesse havido uma cervejita a circular.

CORAGEM


Tem o gato do meu pai. Esse sim, é um felino com F maíusculo.

É que é preciso ter tim-tins para subir a escada cá de casa à velocidade que ele sobe só para fugir de uma varejeira (nojo) que entrou pela janela.

Ou seja, uma gaija a pensar que com os gatos está safa que eles comem os insectos e sai-lhe um espécimen que entre uma fuga e outra se pespega aqui em frente ao computador com ar de quem diz: "Ouve lá, mas tu não vais fazer nada em relação àquele dinossauro voador????"

Se fosse um rato, acho que já estaria ao meu colo a chorar...

quinta-feira, 23 de abril de 2009

PARA VOCÊS TODOS...


O meu muito obrigada.

domingo, 19 de abril de 2009

ATÉ LOGO, PAI

"Stop all the clocks, cut off the telephone,
Prevent the dog from barking with a juicy bone,
Silence the pianos and with muffled drum
Bring out the coffin, let the mourners come.

Let aeroplanes circle moaning overhead
Scribbling on the sky the message He is Dead.
Put crepe bows round the white necks of the public doves,
Let the traffic policemen wear black cotton gloves.

He was my North, my South, my East and West,
My working week and my Sunday rest,
My noon, my midnight, my talk, my song;
I thought that love would last forever: I was wrong.

The stars are not wanted now; put out every one,
Pack up the moon and dismantle the sun,
Pour away the ocean and sweep up the woods;
For nothing now can ever come to any good."

(W. H. Auden)

quarta-feira, 15 de abril de 2009

APENAS TU

Enquanto fazia ontem a mala dele para ir passar estes dias a casa do Pai - o que inclui meter lá dentro todos os carros e acessórios do Cars - perdi o Faísca McQueen. Não o encontrava em lado nenhum. Corri tudo e nada! Horas depois, estou a arrumar os meus sapatos e vejo o Faísca lá enfiado. Quando indagado sobre o que fazia lá o dito carro:

"Atão, mamã! Tá a dumire na garage!"

Só tu me fazias soltar uma gargalhada agora...

Hoje, quando chegámos à escola, agarraste-te a mim e não querias ir. Ou melhor, não querias que eu fosse. Tivemos aquela conversa de 10 minutos de muito mimo e muitas explicações e muito colo.

Acedeste, finalmente, a ir para a sala. Chegados à porta trepaste novamente para o meu pescoço e disseste-me ao ouvido: "Mas eu nã quéio que tu vás... Quéio que tu ficas comin..."

Só tu conseguirias fazer este furinho na minha armadura...

terça-feira, 14 de abril de 2009

CASTELOS DE CARTAS


"Yvonne: Where were you last night?
Rick: That's so long ago, I don't remember.
Yvonne: Will I see you tonight?
Rick: I never make plans that far ahead. "
(Casablanca)

And he's right, you know? Darn right...

O QUE DIZER DELA?


É estouvada.

Ri alto e dá nas vistas. É gira que se farta e tem a mania que não.

A brincar, a brincar, já nos conhecemos há uns aninhos (vistas as coisas assim, quem diria?).

Preocupa-se com as minhas loucuras e tem medo que eu me magoe.

Gostava que ela fosse mais feliz. Não só um bocadinho, não só quase, não só alegre. Queria que fosse inteira e completamente inundada de felicidade porque alguém com o coração do tamanho do dela, merece-o.

Sim, estou a falar de ti, Sousóca! Parabéns e tem um dia fenomenal!

P.S.: Claro que tinha que ser um bolo de chocolate!!!!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

NÃO SEI PORQUE É QUE INSISTO EM VER A ANATOMIA DE GREY


"We are not gonna do this. I can't share. I can't catch up with you. I can't talk.

Because if I did, if I told you that Tucker moved out, if I told you I haven't slept alone in 12 years, if I told you that my heart hurts so much sometimes I wanna rip it out of my chest with my own little hands, I would fall apart. And I don't have time to fall apart.

It is not that I'm not happy to see you, I am, but I wish that you would go home so the choice to talk and fall apart would go away."

WELL, I'LL BE DAMNED!!!!


O SPAM que eu recebo no meu e-mail é do mais fino calibre, do mais alto gabarito. É mesmo do best!!!!

Não raras vezes, os meus colegas assomam as cabecinhas (eles que, coitaditos, se limitam a receber de propostas de casamento das Tatianas e Oksanas deste mundo) para ver o motivo de tanta gargalhada.

Não raras vezes ganho a loteria, recebo heranças, me oferecem viagra e réplicas de relógios de marca. A maior parte das vezes, os subjects repetem-se até perder a piada, mas há sempre um dia que os senhores que pensam o marketing da coisa (haverá mesmo empresas especializadas nisso?) se reinventam e acontece o que aconteceu à 2 minutos: surpresa!!!!

Hold the enormous manfullness in your pants.

Têm que admitir que soa a coisa grandiosa!!!

Agora, uma coisa que me tem vindo a causar espécie, é o seguinte: se somos nós, gaijas, as grandes consumistas (e isto está cientificamente provado) porque é que o spam tem como target o público masculino?

O QU'EU GOSTO DO SIMPLEX...


Mente no Banco à hora de almoço:
- Oh Sô Dona Mente, o seu BI caducou em Dezembro. Estamos em Abril!

(Dasse, dasse, dasse…)

**********

Chegada ao escritório:

- Amanhã à hora de almoço tenho que ir à Conservatória tirar o cartão do Cidadão.

Colega com mais visão do mundo real que esta Mente desajustada:

- Tu tens noção do que tens que fazer para tirar o cartão do cidadão?
- Levo os cartões todos e pronto.
- Mulher, tu tens que ir de madrugada para tirar a senha e mesmo assim não é garantido que consigas que te atendam nesse dia… Mas fazem marcações.
- Mas isso agora é como ir ao dentista?????

**********

Mente volta ao gabinete e liga para sítio que dá cartões do cidadão em troca de anos de vida, ao que parece.

- Boa Tarde. Queria fazer uma marcação para tirar o cartão do cidadão.
- Com certeza. Quando é que pode vir?
- Diga-me a senhora qual é a próxima vaga que tem (cada vez mais isto me parece uma consulta médica…).
- A próxima vaga é dia 5 de Maio. Às 13:30 está bom para si?

Parece que a opção é mesmo ir para lá e esperar que o Inferno congele até que nos atendam. Até dia 5 de Maio vou mesmo andar de passaporte.
**********

Outras recomendações fantásticas, recebidas de quem já por lá andou e voltou para contar:

- Nada de maquilhagem.
- Cabelo todo puxado atrás para verem bem a cara.
- As fotos são todas sem óculos.
- Se sorrirem, não podem mostrar os dentes.
- Não laves as mãos senão ficam muito secas e a tinta não adere e as impressões digitais não ficam bem.

A única pergunta que consegui fazer depois deste discurso foi mesmo: A fotografia já vem com o número à frente ou somos nós que levamos a placa???????

VANTAGENS DE UMA PÁSCOA CALMA


Ainda faltam 2 dias para o fim do prazo da entrega do IRS e eu já estou despachada. Acho que foi a 1ª vez na minha vidinha contributiva que não entreguei no último dia!

domingo, 12 de abril de 2009


As roseiras estão plantadas. As orquídeas aparadas. A bouganvillia vai necessitar e uma intervenção mais séria que a coisita está mais para lá do que para cá. O jardim está regado e olhando o trabalho realizado de mão dada com o Projecto, não posso deixar de pensar que esta é a minha religião, este é o meu Deus: olhar a natureza e achar que tudo encaixa. Contemplar as crianças embalando as plantas bébé com carinho enquanto estas esperam para entrar na terra. Ver as pequenas mãozinhas a deitar carinhosamente água nas plantas recém-plantadas. Observar o humano e o selvagem em comunhão.

Esta é a minha missa. Esta é a minha fé.

sábado, 11 de abril de 2009

MENTAL NOTE TO SELF (AGAIN)


Quando comprar a recarga do ambientador daqueles em spray e automáticos, quando estiver à espera os 15 segundos para ver se aquela cena funciona, não manter a saída do spray virada para a minha cara.

Ouch que ainda estou a ver aos quadradinhos...

quinta-feira, 9 de abril de 2009

BOAS PÁSCOAS


É o que vos desejo.

E agora tenho que ir à procura dos coelhinhos de chocolate que estão escondidos pela empresa para ver se ganho o grande prémio.

Não sei qual é o espanto. Vocês já sabiam que a minha empresa não é normal!!!!

quarta-feira, 8 de abril de 2009

E CLARO QUE AGORA FIQUEI A MATUTAR


E fui investigar de onde vinha a expressão.



ONTEM


Ao final da tarde, quando cheguei à escola, as mãezinhas que lá estavam olhavam para mim com as expressões da foto. Chegaram a dizer que eu devia era ser presa!!!

Man... Eu limitei-me a dar uma carecada ao puto!!!! Está calor!!!!

E o argumento de peso foi: que ele passou a ter cara de diabrete quando antes tinha cara de anjo traquina.

Mas eu posso???

P.S.: E as avós ainda não o viram. Aí é que cai o Carmo e a Trindade.

terça-feira, 7 de abril de 2009

APETECIA-ME DESCANSAR, APENAS FECHAR OS OLHOS E NÃO SENTIR


LABIRINTOS


Caminho silenciosamente pelos caminhos da memória, espreitando em cada curva, com medo de acordar a lembrança.

Pé ante pé, avanço dividida entre o medo da dor e o desejo de sentir.

Enquanto hesito na decisão, vagueio pelo labirinto da mente, sentindo o calor da esperança a invadir os espaços deixados vazios pela ânsia de não viver optando por esperar mais um pouco antes de fugir.

NEW KID IN TOWN


Tem uma namorada nova.

Disse-me hoje em surdina quando chegaram os dois ao mesmo tempo à escola. Ela ria envergonhadamente e baixava os olhos.

Curiosamente, tem o mesmo nome da outra que já lhe partiu o coração inúmeras vezes desde que nasceram.

E como esta parece ser a dúvida da semana, não posso deixar de me questionar: será coincidência?

P.S.: E agora não me sai esta música da cabeça...
P.S.2: E cortei-lhe o cabelo curtinho mas ela gosta dele mesmo sem os 'cacaróis'.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

CONVERSAS FRATERNAIS


Passei o fim-de-semana com a minha irmã. Ela trouxe-me o 'The Host' como prenda de anos. Quando nos estávamos a deitar, ela começou a contar-me que tinha visto um livro lá na livraria sobre uma mulher com 17 personalidades diferentes. Não se lembrava do nome do livro nem do autor.

O momento que se seguiu não é muito edificante nem abona muito a favor de duas mulheres adultas e responsáveis. Começámos a dissertar como seria viver com 17 pessoinhas (teriam que ser pequeninas para caberem todas cá dentro, n'é?) diferentes dentro do mesmo corpo. Será que conversariam umas com as outras? E discutiriam? E se uma tinha insónias, obrigava as outras a ficar acordadas ou respeitava o seu descanso?

Uma panóplia de dúvidas (a meu ver, legitimas) para as quais não encontrámos resposta.

Mas depois de horas de pesquisa (vá... 10 minutinhos e com leitura de uma reportagem sobre a senhora pelo meio) lá descobri o livro.


A reportagem do Daily Mail, aqui.

E para concluir, só posso dizer uma coisinha: meeeedo... Vocês já se imaginaram a não saber o que fizeram a maior parte da vossa vida?

domingo, 5 de abril de 2009

MENTAL NOTE TO SELF


Da próxima vez que estiver a decidir odiar alguém (que não vejo há muito, muito tempo e que imagino numa galáxia distante) chamando-lhe mentalmente mercenário e sacana sem escrúpulos, em substituição de pensamentos como "tem um sorriso tão giro" e afins, devo fechar-me imediatamente na casa-de-banho mais próxima.

Talvez dessa forma, consiga evitar tropeçar nos próprios pés e acabar a cair praticamente no colo dessa mesma pessoa.

sábado, 4 de abril de 2009

MEIA-IDADE


Olha, estás a ver?
O quê?
Tu e eu... Estamos num barco.
Barco?
Shiuu... Eu sei onde estamos mas ouve... Num barco, sim. E há muitos peixes e flores e luzes e está calor e está frio...

A meia-idade só pode ser isto: quando as conversas com os nossos filhos e com os nossos pais são tão semelhantes que nos sentimos perdidos no meio.

Quando somos nós que estamos perdidos, fora do mundo da imaginação onde eles habitam.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

OH PRA MIM A SEGURAR-ME PARA NÃO ATACAR UM PACOTE DE FILIPINOS


Às 11 apetecia-me leitão.

Às 13 decidi que ía almoçar Bacalhau à Braz.

Às 13.30 descobri que o Bacalhu tinha acabado e acabei a comer uns rissóis manhosos com salada e massa.

São 14.42 e não consigo deixar de pensar em sushi.

Se não querem ouvir falar de comida, hoje não é um bom dia para me ler/ouvir.

VOCÊS SABEM?


Aqueles dias esquisitos que as gaijas têm?

Juro-vos pela minha saúdinha que nesses dias sou capaz de comer este mundo e o outro e hoje, em particular, era capaz de comer até pedras da calçada desde que estivessesm cobertas de chocolate e chantilly...

Prova disso, é que ao ler o post da Luzinha tudo aquilo me pareceu altamente comestível e ainda nem meio-dia é!!!!

Ai o leitão estaladiço...