terça-feira, 22 de junho de 2010

SER PEQUENINO MUITAS VEZES NÃO TEM A VER COM TAMANHO

_42370943_01ghanajosee[1]

Na semana passada, povo e intelectualóides deste país uniram-se no pedido de crucificação do Carlos Queirós e da sua equipa. Até aí nada de novo. Aliás, bastava olhar para o porte da equipa da Costa do Marfim quando se cantaram os hinos para ver como é que a coisa ia acabar. A mim bastou-me. Mas isso sou eu que acho que a história do David e do Golias está um bocadito mal contada.

Nessa noite, ouvi o Miguel Sousa Tavares dizer que o Professor Queirós tinha medo de ganhar e que quem tem medo, não vai ao Mundial, compra um cão. Gosto quando se rotula logo de besta à partida e tenho para mim que se o senhor Queirós tem metade do cérebro que eu acho que ele tem, também deve gostar. É que quando somos bestas as coisas só podem melhor. Só podemos ascender mesmo ao bestial.

Mas isto foi a semana passada. Ontem, não se encontrou nada que pudéssemos apontar quer ao senhor quer à equipa. (Vá o Santana Lopes acha que ainda se podia ter marcado mais dois golos… Mas estamos a falar do Santana Lopes…)

Vai daí, o que é que aconteceu? Num país normal, as pessoas ficariam contentes, os comentadores teceriam elogios, os treinadores de bancada analisariam as jogadas e começaríamos a falar do próximo jogo. Acontece que nós temos um país que peca nestes momentos. Em vez de saborearmos a vitória de que todo o mundo (e mundo aqui é mesmo no sentido planetário) fala, não. Os mesmos que a semana passada andaram numa azáfama a criticar a selecção, esta semana, como não têm nada que criticar, ajustaram o azimute para o discurso de que não se pode deixar que esta vitória nos faça esquecer os problemas que o país atravessa e que no próximo mês já pagamos mais IRS e que o Cavaco não foi ao funeral do Saramago.

Os problemas do país existem quer a selecção ganhe, quer perca. O IRS também vai ser descontado. E tenho cá para mim que o Saramago se está bem lixando para o facto do Cavaco ter ido ao funeral dele ou não (não se entenda com isto que eu concorde com a atitude. É melhor esclarecer antes que venha aí a policia do funeral do senhor e descubra que eu também não assisti).

O que toda a gente esquece é que quanto melhor aqueles meninos jogarem, mais pessoas tomarão contacto com o nome Portugal. Quanto mais pessoas conhecerem o nome, maiores a hipóteses de sentirem curiosidade em relação ao país. Quanto mais curiosidade, mais probabilidades de o quererem visitar. Visitas = Turismo = Receita = Menos Crise. Parece simples mas como sempre, eu de economia não percebo nada.

O que não contribui muito para a vontade de visitar um país é quando essas pessoas que vão ao google ver o que mexe aqui, vejam as dissertações dos nossos intelectuais sobre como não devemos alegrarmo-nos com a selecção porque devemos é andar de luto porque o país anda pelas ruas da amargura. Ninguém quer visitar um país que anda pelas ruas da amargura. Um país que anda pelas ruas da amargura não inspira confiança e nós evitamos ir onde nos sentimos inseguros.

A sensação que eu tive hoje ao ler esta blogosfera e afins foi o mesmo que dizerem a menino de um país muito pobre que não pode ficar feliz porque alguém naquele dia lhe deu um brinquedo novinho em folha. Não pode ficar feliz porque a vida dele é uma desgraça e aquele brinquedo não vai alterar a vida dele. Pois não! Mas vai minimizar o sofrimento ou não? Porque é que o copo há-de estar sempre meio-vazio?

Talvez seja altura de pensarmos quantas destas atitudes pseudo-inteligentes e maníaco-depressivas não contribuem para a situação que vivemos. Não quero com isto dizer que devamos enterrar a cabeça na areia e fingir que tudo está bem, mas bater na vaca fria não a vai ressuscitar. Talvez se formos menos críticos em relação aos outros e nos esforcemos mais para virar a situação, talvez aí tenhamos uma hipótese de crescer. De prosperar.

4 comentários:

PensadoraNi disse...

Vais vais!! Em plena época de exames...oh lá se não te vai dar um belo rasgo de inspiração! E agora vou estudar que amanhã tenho exame e assim que acabar oral! Que a malta não brinca em serviço!!
Beijocas

PS: We missed you today! (a bit nore than every day!) And the project too shouting in his marvellous and personal style... "Steeeellaaaa"!

Mente Quase Perigosa disse...

Pois vou! (arre que é já o próximo...)

PS: We were there. We are always there.

PensadoraNi disse...

YES YOU ARE!

CybeRider disse...

Bolas que susto!

Pensava que ias dizer que o Sr. Silva não se devia ter metido num navio e simulado um naufrágio no meio do oceano para dessa forma ter agradado a todos os portugueses e ter assim exaltado toda a glória lusitana, o que reafirmaria as certezas de Camões, e tal...

Quanto ao mais, desde que não tragam mais vuvucoisas podem vir todos que pelo meu lado vão todos de carrinho, na boa acepção da coisa, claro...